Dentro da história: Búzios em 8 tópicos
A apenas 160 km da capital do Rio de Janeiro fica Armação dos Búzios, um dos destinos praianos mais charmosos de todo o Brasil. Famoso por suas paisagens de tirar o fôlego e praias sensacionais, a bela península também é lar de muita cultura e tradição. Conheça agora 9 curiosidades incríveis sobre Búzios!

Foto por: Toti Biagioni
Armação dos Búzios
Quando os portugueses chegaram à região e viram as numerosas conchas de moluscos, os famosos búzios, espalhados pelas praias, não tiveram dúvida e chamaram o local de “Ponta de Búzios”. Depois, veio a construção que deu o nome que conhecemos, pois "Armação" era a construção beira mar para onde as baleias fisgadas pelos arpões eram levadas.

Foto por: Mila Aragão
Visitas de fora
Na época da colonização, quando os portugueses que se instalaram ainda não eram muito numerosos, as embarcações francesas e inglesas eram presença constante no porto da península. O ancoradouro fronteiro à Ilha do Caboclo foi testemunha da pirataria e também do tráfico de pau brasil.

Foto por: Toti Biagioni
Descobrindo o paraíso
As primeiras residências de veraneio da região vieram durante a década de 1950, na praia da Armação. Famílias abastadas do Brasil e outros países, como a França, se encantaram com a geografia paradisíaca e ocuparam o lugar, construindo residências ou reformando antigos imóveis coloniais. A praia de Manguinhos foi onde tudo começou.

Foto por: Mila Aragão
Estrela na área
Búzios ficou muito conhecida em 1964, quando a atriz Brigitte Bardot, na época uma grande celebridade, passou uma temporada na cidade ao lado do namorado brasileiro. A imprensa noticiou o fato no Brasil e no mundo, inclusive divulgando o charme da localidade que passou a ser destino de brasileiros, franceses e argentinos.

Reprodução Internet
Hermanos
No início dos anos de 1970, alguns argentinos refugiados de seu país por motivos políticos se instalaram na região. A notícia correu para outros conterrâneos do país vizinho que também vieram tentar a sorte em um local paradisíaco. Muitos estabeleceram comércios e atividades econômicas na cidade. Por isso, a presença de argentinos em Búzios é bastante notada.

Foto por: Toti Biagioni
Livre e emancipada
Em 1995 houve festa em Armação dos Búzios. O motivo? A emancipação de Cabo Frio, resultando em um novo município. Esse processo já havia começado antes, com a liderança de pessoas como Umberto Modiano, dono da “Marina Porto Búzios” e do “Hotel Nas Rocas” que, depois de anos de reuniões, reuniram as assinaturas necessárias para iniciar o processo de libertação distrital na Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro.

Foto por: Toti Biagioni
Prêmio na mão
Em 2012 Búzios foi eleito o "Melhor Destino de Sol e Praia do Mundo", pela Euroal 2012, ficando à frente de Cancun no México e Ibiza na Espanha. A Euroal é a organizadora de um Salão e evento internacional de turismo, arte e cultura.

Foto por: Bruno Augusto
Especialista em boas-vindas
Hoje, a cidade conta com aproximadamente 400 hotéis e pousadas e tem muitas opções de comércio que servem aos turistas e à população local. Só na rua principal da cidade, a famosa Rua das Pedras, existem em torno de 140 lojas oferecendo os mais diversos tipos de produtos.
Utilizamos cookies para garantir a melhor experiência de navegação. Ao continuar em nosso site, você concorda com a nossa Políticas de Privacidade.